Como aumentar a velocidade da propagação de DNS?

Quando estamos criando um novo blog ou mesmo mudando de servidor, é necessário esperar a propagação do DNS. Mas o que é esse tal de DNS, para que serve e como posso aumentar a velocidade?

O que é, e para que serve?

Os sites têm um endereço amigável, chamado de URL e um endereço IP. As pessoas usam URLs para localizar sites, mas os computadores usam endereços IP para localizar sites. O DNS converte URLs em endereços IP (e vice-versa). Por exemplo, se você digitar https://querocriarumblog.com.br/ na barra de endereços no navegador da Web, o computador envia uma solicitação para um servidor DNS. O servidor DNS converte a URL em um endereço IP para que o computador possa localizar o servidor Web do QCB. (Fonte: Microsoft)

DNS e Internet

Como aumentar a velocidade?

A verdade é que não existe alguma forma realmente de acelerar a propagação DNS, mas existem truques que podem ajudar. De 30 min à 48 horas é tempo para ocorrer a propagação nacional, e de 30 min à 72 horas é o tempo para ocorrer a propagação internacional.

Mas ainda é preciso esperar para que o cache DNS do computador do usuário atualize e comece a direcionar o usuário para o novo local. E para resolver esse problema existe um truque, mas só serve para usuários que estejam mudando de hospedagem (do Blogger para o WordPress, ou de hospedagem). O truque é bloquear o antigo local, pois às vezes quando você acessa o site, o computador redireciona para o antigo host. Isso faz com que o computador não tente recarregar o DNS, ai sempre irá para o antigo host, e demorará mais para tudo voltar ao normal. Quando você bloqueia o antigo site para o acesso dos visitantes, o computador entende que algo está errado, e tenta rever as configurações do site, onde descobre que ele mudou de local, e agora é só buscar onde ele realmente está.

Outro problema é que durante a propagação de DNS, você (dono) não pode acessar o site. Nesse caso a solução é usar o DNS do Google. Funciona assim, quando você se conecta à internet, o seu computador procura um servidor DNS disponível, o que você irá fazer é somente informar ao computador que ele deve usar o DNS do Google, que é mais rápido que outros.

E para fazer a mudança você precisa acessar as configurações de internet no seu computador. Se você usa Windows 7 deve acessar Painel de Controle > Rede e Internet > Central de Rede e Compartilhamento. Quando você chegar lá deve procurar a internet ativa e clicar no tipo de conexões, como na imagem abaixo.

Configurar DNS Google 1

Depois em Propriedades.

Configurar DNS Google 2

Clique em Rede, e depois duas vezes em Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4).

Configurar DNS Google 3

Depois marque a opção Usar os seguintes endereços de servidor DNS, e digite os números 8.8.8.8 e 8.8.4.4 como na imagem abaixo.

Configurar DNS Google 4

Clique em Ok, Ok, Ok e Fechar. Basta agora desconectar e conectar novamente. Quando tentar acessar o seu site novamente perceberá que ele está ativo. Mas lembre-se que nem todo mundo usa o Google DNS, então as outras pessoas ainda não estão vendo seu site, mas essa é a oportunidade de você editar algo nele.

Outra dica é usar o What’s My DNS?, para ver se você configurou tudo certinho, é só digitar a url do site e escolher o tipo, no caso da mudança de servidor o que você deve olhar é o tipo NS. Obs.: Por algum motivo a checagem para o Rio de Janeiro não está funcionando, mas já entrei em contato com o site para informar o problema.

  • 0 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Related Articles

O que são DNS e para que preciso deles?

DNS é a sigla para Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios. É uma base de dados...

Quais os nomes dos servidores DNS da I9 Brasil Web?

Infelizmente esta dúvida não poderá ser encontrada em nossa base de conhecimento visto que os DNS...